A palestra reuniu empresários, advogados e contadores para discutir a transformação do sistema tributário, a nova forma de cálculo dos tributos e a importância de controlar custos, preços e fornecedores.
Advogados, empresários e contadores participaram, na noite desta quinta-feira (7), da palestra “Reforma tributária: sua empresa está preparada?”, realizada na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Rio Negro.
O evento foi promovido pela subseção da OAB, em parceria com a Associação Empresarial da cidade (ACI Rio Negro), com o objetivo de apresentar e discutir os principais impactos das mudanças no sistema tributário brasileiro.
A palestrante, Izabel Cristina Schmidt Gonsalves, possui 40 anos de experiência em contabilidade, atua na consultoria e gestão de empresas e é vice-presidente do Instituto Nacional Reforma Tributária em Pauta.
Segundo Izabel, a reforma vai muito além de alterações em tributos. “A reforma tributária não trata apenas de impostos, mas de uma transformação estrutural. Ela exige que o empresário conheça o custo do seu produto, saiba formar o preço de venda e entenda seu fornecedor e cliente. Não é apenas uma nova forma de cálculo de tributos, é uma mudança no modelo de negócios do Brasil”, afirmou.
Ela também alertou sobre a urgência de se preparar para as alterações. “O empresário não pode esperar. Já temos mudanças significativas previstas para 2026, mas a preparação precisa começar agora. A primeira alteração urgente é no layout das notas fiscais, que a partir de janeiro entrarão em fase de testes com destaque para IBS e CBS”, completou.
A presidente da OAB subseção de Rio Negro, Ana Carolina Buch, destacou a importância do evento para a atualização dos profissionais e fortalecimento das parcerias institucionais. “A reforma tributária impacta diretamente tanto os cidadãos quanto as empresas, que geram emprego e renda. Saber como ela vai acontecer e quais mudanças trará é fundamental para que advogados e empresários estejam preparados. Essa foi a primeira de muitas parcerias que pretendemos realizar entre as instituições”, afirmou.
Segundo Ana Carolina, o objetivo é oferecer cursos e eventos por meio da Escola Superior de Advocacia para manter os profissionais atualizados diante das constantes mudanças legislativas, garantindo que a melhor orientação e defesa aos clientes.
O presidente da ACI Rio Negro, Douglas Dias, ressaltou que a entidade busca apoiar seus associados nesse momento de transição. “A reforma tributária trará desafios para todos os setores, e nossa missão é fornecer ferramentas e informações para que as empresas da região se adaptem com segurança. Eventos como este são fundamentais para transformar a preocupação e o receio em conhecimento e preparo para lidar com as mudanças da reforma”, disse.